Em: 23/02/14

Fábio Mattos, Chef do Poco Tapas. Nascido em Paranaguá, aos 16 anos foi trabalhar em uma pizzaria gourmet em Huntington Beach, na Califórnia. Por 20 anos morou nos Estados Unidos, trabalhando em diversos restaurantes e redes de hotéis. De volta ao Brasil, em 2010, abriu seu próprio restaurante em Joinville [SC], o Poco Tapas, e em Outubro de 2012, inaugurou uma filial em Curitiba.

A cada domingo, esta coluna, organizada pela editoria Bom Gourmet, traz um cozinheiro que mostra qual é a sua receita para um delicioso almoço em família. Não perca, toda semana um chef diferente!  

Almoço em Família - Nhoque à bolonhesa

“Apesar de hoje trabalhar com gastronomia molecular, tive uma infância bastante tradicional na cozinha. Quem me criou foi minha bisavó e, por ser descendente de italianos, tinha muita aptidão com massas. Lembro como se fosse ontem, minha bisa acordava cedo todos os domingos para preparar este nhoque que faço até hoje. Como era muito jovem, não prestava atenção na receita ou no preparo deste maravilhoso almoço de domingo, mas fazia questão de ir prová-lo cru ainda na mesa de preparo. Ela não abria mão de cortá-los do mesmo tamanho, enrolando cada um sobre um garfo para fazer as tradicionais marquinhas. Depois de muitos anos na cozinha e muitas receitas, eu finalmente consegui me aproximar daquele da minha bisa, mas nunca comi um tão bom quanto o dela.”

Receita

Para o nhoque

Ingredientes

- 1kg de farinha de trigo
- 200g de manteiga
- 2 colheres de sopa de caldo de frango
- sal a gosto
- 1 xícara de queijo parmesão fatiado
- 5 ovos
- 1,5 litro de leite

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga e o caldo até quase ferver. Adicione 800g de farinha de uma só vez e mistura bem até fazer uma massa homogênea e dura. Acrescente o queijo parmesão e continue misturando. Retire da panela e deixe esfriar. Quando estiver frio, adicione os ovos com as mãos e sove até voltar a ser uma massa. Após bem misturado, coloque em uma mesa com a farinha restante e enrole como uma linguiça fina. Corte do tamanho que quiser. Ferva água com sal, coloque o nhoque para cozinhar e retire quando boiar.

Para o molho

Ingredientes

- 1/2 xícara de bacon picado
- 1kg de carne moída
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 1/2 xícara de cebola picada
- 2 colheres de sopa de orégano
- 1/2 xícara de manjericão picado
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 6 xícaras de tomate italiano maduro picado
- 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
- 100g de manteiga

Modo de preparo

Coloque azeite de oliva em uma panela e salteie o alho e a cebola. Adicione o bacon e o resto dos ingredientes, exceto a manteiga. Cozinhe em fogo baixo por uma hora e meia e mexa de vez em quando. Desligue o fogo e adicione a manteiga. Mexa bem e sirva.

Nhoque à Bolonhesa Poco Tapas

Depoimentos

Alguém me traz a sexta-estrela, por favor?

O melhor restaurante mais legal que eu fui na minha vida (incluindo os de Amsterdã, Paris, Londres, São Paulo, inferno...).

Bom, agora vou pontuar os porquês de tantos elogios:
1) Gastronomia molecular. Isso é tipo quando você era criança e brincava com a comida, só que feito de forma profissional. Pipoca congelada, pudim de Jack Daniels, Polenta de chocolate branco e spagheti feito de Shoyu são algumas coisas que você pode encontrar nessa brincadeira.

Pipoca Bafo do Dragão

chamada pipoca

Premiações

Como Funciona o Menu Degustação

O Poco Tapas trabalha SOMENTE com o menu degustação.

São:

- 8 pratos salgados
- 4 pratos doces

Valor: R$ 130,00 por pessoa e inclui estes 12 pratos (Bebidas a parte).

* Não cobramos taxa de serviço.

Horário de Atendimento

Curitiba

 

Horário e dias de funcionamento:
Segunda a sábado a partir das 19h

Faça sua reserva com antecedência
para garantir a mesa.

Av. Vicente Machado, 2786, Batel - Curitiba, PR
(41) 99682-8758

info@pocotapas.com.br