15 Nov Categorias: Blog, Novidades

A cozinha não precisa assustar os iniciantes

 

O ano de 2020 trouxe grandes desafios em razão da pandemia da Covid-19. A rotina virou de ponta-cabeça, hábitos tiveram de ser reinventados e novas práticas entraram no dia a dia. Entre os transtornos deste ano, cozinhar foi um dos grandes para muitas pessoas. Isso porque, com o distanciamento social, por vários meses foi impossível frequentar restaurantes. O PocoTapas, por exemplo, cumprindo as normas de combate à pandemia, ficou fechado temporariamente.

Como pedir comida por delivery nem sempre é possível – ou pelo preço, ou pela variedade limitada, ou até por ser menos saudável –, a solução foi encarar as panelas. E pra muita gente, pela primeira vez.

O bom humor inato do brasileiro fez com que as experiências nem sempre bem-sucedidas acabassem nas mídias sociais. Perfis diversos nos divertem, expondo os fracassos culinários. No entanto, não é preciso causar estragos na cozinha somente porque você não tem experiência. Algumas dicas simples podem ajudar você a não errar – ou a errar menos – no início, a fim de ganhar confiança e, quem sabe, se tornar o cozinheiro preferido da família em pouco tempo!

Faça o que você gosta de comer

Se você tem vontade de comer o que está preparando, a chance de dar certo é maior. Você já conhece o prato, está familiarizado com seu sabor e está superanimado com a possibilidade de degustá-lo.

  Procure uma fonte de receitas em que você confia

Claro que você não vai começar a cozinhar sem orientações mínimas. Por isso, busque fontes que você confia, seja um bom livro de receitas, seja um vídeo no Youtube de algum cozinheiro que você goste.

Leia a receita em detalhes

Com a receita em mãos, leia cada detalhe e siga rigorosamente as orientações. Nada de começar já substituindo ingredientes. Cozinhar é química e qualquer alteração pode mudar o resultado final completamente.

Confira se você tem tudo de que precisará e em boa quantidade

Antes de começar, confira se você tem todos os ingredientes. E em boa quantidade. Assim, se houver algum imprevisto durante a execução e você precisar recomeçar, não terá problemas.

Lave bem as suas mãos e os alimentos

Higiene é fundamental na culinária e na vida. Hortifrútis devem ser lavados com água e sabão e,  quando for o caso,  colocados de molho com líquido esterilizante.

Organize a bancada para não se atrapalhar

Organização é meio caminho andado para o sucesso. Faça o ‘mise en place’ antes de qualquer outra coisa. Ou seja, separe todos os ingredientes na quantidade a ser utilizada, coloque em recipientes e deixe tudo à sua frente, para facilitar a execução do prato.

Não cozinhe com pressa

Se você está começando, ter atenção em cada passo da receita ajuda em muito a ter sucesso. Por isso, não tente cozinhar pela primeira vez com horário contado. Provavelmente isso vai gerar ansiedade, atrapalhando seu desempenho.

Sempre vá experimentando enquanto cozinha

Para saber se o tempero está bom ou se o alimento está no ponto certo de cozimento, não confie apenas no que está descrito na receita. Seu paladar pode exigir um pouco menos de sal ou um pouco mais de pimenta, por exemplo.

Seja paciente

Encare seus primeiros pratos como treinamento. Você pode acertar alguns e errar outros. Tenha paciência e repita a experiência até dominar o processo de cozinhar. Como diz o ditado: “Roma não foi feita em um dia.”

Não desista

Persistir, ter confiança e bom humor são fundamentais para você descobrir o Chef que existe em você.

 

Agora, você também pode contar com os cursos de gastronomia molecular do Chef Fabio Mattos para tomar gosto pelo ato de cozinhar. São 3 níveis de curso e os iniciantes podem participar sem medo. Você vai acabar surpreendendo a família e os amigos mais rápido do que você imagina!

Conheça o curso completo

Faça sua reseva

Presenteie com um voucher Poco Tapas

Whatsapp
×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to webmaster@vespera.com.br

× Como posso te ajudar?