Criatividade culinária e explosão de sabores na gastronomia molecular | Poco Tapas - Poco Tapas
12 Dec Categorias: Blog, Novidades

Criatividade culinária e explosão de sabores na gastronomia molecular

 

Em determinada cena do longa de animação Ratatouille (EUA/2007), o ratinho Chef Rémy tenta demonstrar ao seu irmão Émile como a combinação criativa de alimentos pode provocar uma explosão de sabores na boca, potencializando o prazer de comer. Ele oferece ao irmão guloso e nada gourmet um queijo e um morango. Primeiro, ele deve experimentar o queijo, depois o morango e em seguida os dois juntos. Conforme Rémy descreve os sabores e as texturas, Émile vai constatando que a experiência é realmente diferente e prazerosa. Pequenos fogos de artifício explodem ao lado de Émile, reproduzindo visualmente as sensações que ocorrem no seu paladar.

Toda boa receita feita com carinho e bem executada tem o poder de encantar quem a degusta. Mas na gastronomia molecular esse encantamento é ainda mais marcante. Isso porque a criatividade, a inovação e a ciência se unem para “brincar” com os sentidos e subverter a experiência de comer.

Essa liberdade criativa transforma Chefs em verdadeiros maestros do sabor, capazes de aguçar as papilas gustativas de seus clientes com empratamentos inusitados e principalmente com a releitura desconstruída de clássicos.

Imagine uma caipirinha de colher, com três ingredientes sólidos postos lado a lado e que só se transformam realmente na bebida dentro da sua boca. Incrível, não é?!

E esse é apenas um dos exemplos do que a gastronomia molecular pode oferecer e que você encontra no restaurante PocoTapas: a caipirinha molecular, formada por uma esfera de cachaça servida com pó de limão e açúcar verde. É fechar os olhos e sentir os fogos de artifício estourando ao seu lado, como na animação.

Bom apetite!

Conheça o curso completo

Faça sua reseva

Presenteie com um voucher Poco Tapas

Whatsapp
×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to webmaster@vespera.com.br

× Como posso te ajudar?