10 out Categorias: Blog, Novidades

Gastronomia Molecular: Uma nova forma de reinventar receitas na quarentena.

Matéria Jornalística

Durante os últimos meses de confinamento, uma nova onda tomou conta das redes sociais: o compartilhamento das novas rotinas em casa, principalmente na cozinha. As famílias passaram a cozinhar mais e a dividir nas redes os resultados de suas aventuras culinárias.

E para variar o repertório durante esse período, o Chef Fábio Mattos, especialista em Gastronomia Molecular e proprietário do restaurante Poco Tapas em Curitiba, tem promovido diversas lives com figuras importantes da culinária moderna.

Com o objetivo de mostrar o quanto essas técnicas podem ser reproduzidas em casa, o Chef Fábio e seus convidados ensinam uma forma de variar o cardápio com receitas surpreendentes, que transformam os alimentos em texturas totalmente inusitadas.

Em um desses encontros, o apresentador e ex-global Zeca Camargo executou ao vivo junto com o Chef o ravioli molecular, uma receita em que a massa é feita com tomate, totalmente sem farinha e sem glúten.

Já imaginou “comer” uma caipirinha? As bebidas moleculares são uma atração do Restaurante Poco Tapas e algumas dessas receitas também foram ensinadas durante as aulas virtuais.

Todas as receitas estão registradas no YouTube do Chef Fábio Mattos, que mesmo em meio a pandemia, que deixou o estabelecimento sob seu comando fechado por alguns meses, manteve a tradição, destacando-se mais uma vez no prêmio Travelers’ Choice do TripAdvisor, um seleto grupo de 10% dos melhores restaurantes do mundo.

Mas, afinal, como funciona essa forma diferente de cozinhar?

Ao cozinhar, fazemos processos científicos mesmo sem perceber, como alterar o estado da matéria, a aparência da cor e da textura. No entanto, toda essa alquimia foi minuciosamente estudada e desenvolvida para adicionar elementos-surpresa e  exclusividade aos pratos, chegando a um nível diferenciado de experiência gastronômica.

A Gastronomia Molecular usa ingredientes naturais em técnicas específicas, como a esferificação, que “prende” ingredientes líquidos com uma membrana extremamente fina, formando “esferas” claras, que assemelham-se a pérolas ou ovos de caviar.

Outra técnica bastante usada é a gelificação, que utiliza agentes gelificantes, como o Ágar-Ágar (produzida a base de uma alga marinha especial). O objetivo é transformar líquidos em um estado mais sólido. Isso permite que o cozinheiro sirva pratos tipicamente líquidos em um novo formato, mais sólido e imprevisível.

Esta foi a “mágica” utilizada no ravioli molecular executado pelo Zeca Camargo, que pode ser facilmente reproduzida na sua casa.

Uma experiência gastronômica inusitada para sair da rotina.

Além de inovar as receitas para a sua família, que tal sair da rotina e viver uma experiência totalmente diferente?

Essa a proposta do Restaurante Poco Tapas do Chef Fábio Mattos, que está de portas abertas novamente, agora com capacidade reduzida, atendendo a todas as recomendações das autoridades sanitárias.

Uma das atrações do restaurante é a “Pipoca Bafo de Dragão”, criação mais inusitada do Chef Fábio Mattos. A pipoca é caramelizada e congelada a -196ºC em nitrogênio líquido. Quando mordida, cria um vapor que é expelido pela boca e pelo nariz, lembrando a respiração de um dragão.

Ao todo, são servidos 12 pratos no menu degustação, sendo 8 salgados e mais 4 sobremesas – dentre elas, a imperdível “Pipoca Bafo do Dragão”. Um local ideal para quem deseja sair da rotina e viver uma experiência gastronômica totalmente fora do comum, com a recepção sem igual do Chef Fábio Mattos e toda sua equipe.

Serviço:

Poco Tapas
Horário de funcionamento: Segunda a sábado a partir das 19h
Endereço: Av. Vicente Machado, 2786, Batel – Curitiba, PR
Reservas: (41) 99682-8758
Email: info@pocotapas.com.br
Site: https://pocotapas.com.br/

Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/pocotapas/
Facebook: https://www.facebook.com/PocoTapasCuritiba/
Youtube: https://bit.ly/youtubepocotapas

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to webmaster@vespera.com.br

× Como posso te ajudar?