Receitas
Conheça a pipoca bafo de dragão
A famosa Pipoca Bafo de Dragão, do Poco Tapas, nasceu de uma pequena coincidência. Olha só…
Certo dia, o chef Fábio Mattos estava na cozinha comendo pipoca, enquanto fazia experimentos com nitrogênio líquido. Ele estava querendo inventar um novo prato para o Poco Tapas até que – sem querer – ele deixou cair uma pipoca no nitrogênio.
O que aconteceu? A cozinha explodiu? Não, não… o chef olhou para a pipoca no nitrogênio, pegou aquele grão de milho estralado e o observou por um tempo em sua mão.
Sabe o que ele percebeu? A pipoca estava soltando fumaça.
E sabe o que ele fez? Ele resolveu prová-la.
Quando colocou a pipoca na boca, o chef Fábio começou a soltar fumaça pelo nariz e achou bem divertido esse evento inusitado.
Foi assim, fruto de uma feliz casualidade, que nasceu a Pipoca Bafo de Dragão. Um simples fato do dia a dia gerou uma verdadeira inovação culinária.
Como a Pipoca Bafo de Dragão é feita?
O processo de criação da Pipoca de Dragão é o seguinte:
primeiro a pipoca é estourada;
depois a caramelizamos;
em seguida, nós a desidratamos e a prensamos;
e, por fim, nós a congelamos em nitrogênio líquido.
Qual a experiência de comer uma Pipoca Bafo de Dragão?
“Uma sensação extremamente divertida”. Essa é a resposta mais comum quando perguntamos sobre a experiência de provar a nossa Pipoca Bafo de Dragão.
Afinal, não é todo dia que você solta fumaça pela boca e pelo nariz na hora do jantar, não é mesmo?
Folha de Londrina Espaguete de Shoyo
Ingredientes 300g de shoyo 6g de ágar-ágar ½g de goma xantana Modo de preparo Ferva por 20 segundos o shoyo com ágar-ágar e a goma xantana. Encha uma seringa com a mistura e coloque em um garrote. Imediatamente coloque o garrote em um balde de água com gelo para resfriar. Retire o espaguete do garrote usando a seringa com ar.
Marshmallow de Shoyu com Aioli de Missô e Croquete de Jacaré
Ingredientes 100g água 8g gelatina 6g transglutaminase 100g shoyu ½g Xantana Modo de preparo Modo de preparo Esquente a água e adicione a gelatina e a transglutaminase. Deixe esfriar, tomando cuidado para não solidificar. Em uma batedeira, adicione o shoyu e a goma xantana com o resto dos ingredientes e bata até expandir 10 vezes seu tamanho inicial. Coloque em uma travessa imediatamente, deixe resfriar e sirva. Confira a receita completa: Capital Gourmet
Folha de Londrina Tiramisù de frutas silvestres
Ingredientes Queijo mascarpone 1 litro de creme culinário 2 colheres de sopa de cremor de tártaro Frutas silvestres frescas 1 xícara de açúcar Bolacha champagne Suco de uva Modo de preparo Em banho-maria, esquente o creme culinário e adicione o cremor de tártaro até engrossar. Misture as frutas silvestres ao açúcar e cozinhe de 20 a 30 minutos, até que as frutas amoleçam. Para montar, banhe a bolacha champagne no suco de uva e coloque em um recipiente. Cubra com o queijo mascarpone e, em seguida, coloque as frutas silvestres.