9 Jul Categorias: Blog, Novidades

Consultoria para restaurante: impulsione o seu negócio

A consultoria para restaurante é uma valiosa ferramenta para o sucesso da sua empresa, com ela é possível organizar tanto a parte administrativa como a parte de serviço e de preparação do menu.   

O que um consultor faz 

O consultor é uma pessoa qualificada e que tem experiência na área, sendo apto a avaliar e a desenvolver as estratégias que o seu restaurante precisa.  Esse profissional identifica os pontos fortes e os fracos da empresa, e desenvolve ações corretivas, direcionando a equipe para o sucesso da empresa.  As ações podem estar relacionadas à gestão, organização da equipe, atendimento, ferramentas a serem implementadas, organização da cozinha e da equipe de preparo dos alimentos, elaboração do cardápio e plano de negócios.  

Importância do menu  

O cardápio é a parte central de toda empresa alimentícia, e tem muitos detalhes a serem avaliados, como ordem dos pratos, a cor, os elementos de design e a quantidade de itens.  É necessário conhecer o gosto do seus clientes, e saber o custo de cada prato, para que a elaboração do cardápio aconteça.   Um item indispensável é a exclusividade dos pratos, pois é uma marca de referência. Afinal, os clientes irão até você devido ao serviço oferecido, se o seu cardápio pode ser encontrado em outros estabelecimentos, então por que iriam até você?     Escolher um consultor que seja um chef habilidoso é fundamental para desenvolver um cardápio único e que atraia o seu público ideal.  Lembre-se: cozinhar é uma arte que não tem limites.  Elaborar um cardápio envolve muitas partes, como tempo de preparo de cada prato, ingredientes, equipamentos, número de funcionários, disposição da cozinha que facilite o preparo dos pratos. Por isso, ter um cardápio extenso disponível em todos os dias de atendimento, pode ser uma opção cara e inviável. Uma solução é ter cardápios do dia.  Para ter um restaurante de sucesso é necessário mais do que a paixão pela arte da cozinha.  

Como organizar o cardápio

Uma dica é deixar os itens mais pedidos por último, assim, o cliente irá "passar o olho" por todas as opções, o que aumenta as chances de venda.  Para entender melhor, é como imaginar a disposição dos produtos no mercado. Os itens mais necessários, como arroz, por exemplo, são colocados no final, para que durante o caminho você visualize outros produtos e os compre.  O mesmo ocorre com o cardápio.   

Organização da cozinha 

Um dos fatores que exige muita organização é o estoque, uma dica é adquirir um aplicativo ou software para auxiliar.  A quantidade e a data de validade dos alimentos são apenas alguns itens a serem avaliados para um estoque funcional.  Afinal, comprar em excesso pode significar prejuízo se os produtos não foram utilizados a tempo do vencimento. E comprar menos do que o necessário pode significar clientes insatisfeitos por não receberem o prato desejado.   Além do estoque, faz parte da organização da cozinha o espaço e o local de cada equipamento. Para que tenha espaço suficiente para a equipe de trabalho, e que os itens estejam dispostos de forma que facilite o preparo dos alimentos. 

Importância do atendimento 

Além de servir uma refeição de qualidade, o atendimento também precisa ser excelente, pois não há como fidelizar clientes sem um atendimento de qualidade.  O atendimento começa desde o primeiro contato, portanto uma equipe de trabalho treinada é essencial para o sucesso do seu restaurante.  São vários os procedimentos que ajudam a garantir a produtividade e o bom atendimento. Entre elas: postura adequada, abordagem, formas de servir à mesa e organização, além de argumentos para vender uma boa refeição. Quer aprender todos esses itens, então entre em contato e tenha uma consultoria de qualidade com o chef Fabio Mattos.  Clique aqui e saiba tudo sobre a consultoria.
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