14 Jun
Categorias: Blog, Novidades
Gastronomia molecular: curiosidades sobre esse universo
A Gastronomia molecular é a transformação dos alimentos feita por meio de técnicas da química e da física. Sendo uma junção da culinária com a ciência.
Essa transformação do alimento pode acontecer de maneiras diferentes, modificando a estrutura, como, por exemplo, bebidas líquidas serem transformadas em sólidas ou em pó. Também é possível transformar a cor, textura, misturar sabores ou intensificar gostos do alimento.
A gastronomia molecular é uma maneira criativa e inovadora de cozinhar. Ela trabalha os ingredientes de modo pouco convencional com o objetivo de aguçar os cinco sentidos de quem vai degustar o prato.
Como surgiu a gastronomia molecular?
O nome “gastronomia molecular” foi criado em 1988, pelo físico húngaro Nicholas Kurti e o químico francês Hervé This. Eles utilizaram bases científicas para analisar as transformações físicas e químicas envolvidas no processamento dos alimentos. Assim, a preparação dos alimentos pode ser modificada, o que causou novas sensações e reações aos sentidos humanos. Na gastronomia molecular tudo é planejado, desde a apresentação visual do prato, textura, cheiro e possibilidade de inovar. Por exemplo, é possível fazer com que as comidas brilhem no escuro ou soltem fumaça sem queimar. A partir de uma análise, Kurti e This conseguiram traduzir os processos dos alimentos para uma linguagem mais acessível, e assim, aplicar os conhecimentos nas preparações de alimentos. Com isso, surgiu a cozinha molecular.Algumas técnicas utilizadas na gastronomia molecular
Controle de viscosidade:
É a elaboração de géis e novas texturas, a partir de substâncias estabilizantes e gelificantes, sendo que as mais comuns neste meio são o agar-agar e a goma-xantana.Esferificação:
Como o nome sugere, é processo de transformar bebidas e alimentos em esferas.Congelamento por nitrogênio:
Essa técnica é utilizada para fazer fumaça, dando um toque especial e misterioso ao prato. Isso ocorre porque o nitrogênio, ao ser colocado em uma temperatura de -196 ºC, se transforma em líquido e quando entra em contato com o ar, evapora e faz o efeito de fumaça.Inserção de ar:
Essa técnica é utilizada para criar a textura de fumaça. Para a sua criação, seja em sucos ou molhos, são misturados substâncias tensoativas, recebendo um gás. O processo seguinte é conhecido como emulsão, no qual o gás nitrogênio é inserido, formando as bolhas e a espuma.Separamos algumas curiosidades sobre a gastronomia molecular
-
Surgiu de uma receita que não deu certo
-
É possível criar bebidas sólidas
-
Água e óleo não se misturam? Na gastronomia molecular, sim
-
Pratos e drinks com efeito fumaça
-
Culinária divertida